A ORIGEM COMUNISTA DO DIA DA MULHER

A imagem pode conter: sapatos e texto

A ORIGEM COMUNISTA DO DIA DA MULHER:
O "Dia Internacional da Mulher" foi uma festa instituída pela Internacional Socialista, durante um congresso em Copenhagen, no ano de 1910. Apesar de ainda sem um dia específico, para comemorar a "mulher trabalhadora", que lutava por seus supostos "direitos". A Revolução Russa iniciou-se em fevereiro de 1917, em 23 de fevereiro pelo calendário juliano, e no dia 8 de março no calendário gregoriano. Havia uma greve de operários de uma fábrica têxtil, foi o estopim da Revolução Comunista.
Como registrou Leon Trotsky: “Em 23 de fevereiro (8 de março no calendário gregoriano) estavam planejadas ações revolucionárias. Pela manhã, a despeito das diretivas, as operárias têxteis deixaram o trabalho de várias fábricas e enviaram delegadas para solicitarem sustentação da greve. Todas saíram às ruas e a greve foi de massas. Mas não imaginávamos que este ‘dia das mulheres’ viria a inaugurar a revolução”.
Após a Revolução de outubro, a feminista bolchevique Alexandra Kollontai pediu a Lenin que instituísse um feriado, que hoje é comemorado internacionalmente, inclusive por muitas pessoas que não sabem seu real significado.
Por: Marcos Peinado
Compartilhar:
←  Anterior Proxima  → Inicio

Nenhum comentário:

Postar um comentário