O CONTINENTE AMERICANO, É MAÇÔNICO
INTRODUÇÃO
O presente estudo foi realizado com base nos dados informados pelas Obediências e publicados no “List of Lodges 2012”, publicação anual de âmbito internacional que divulga dados das Obediências que são reconhecidas por Grandes Lojas norte-americanas. A intenção é compreender quantitativamente a Maçonaria no Mundo, tratando os dados fornecidos pela publicação.
MAÇONARIA NOS CINCO CONTINENTES
Atualmente, 185 Obediências constam no List of Lodges, abrangendo os cinco Continentes. O Continente Americano atualmente concentra 71% das Obediências reconhecidas internacionalmente, 56% das Lojas Maçônicas do mundo, e 78% dos maçons regulares.
CONTINENTE AMERICANO
Um olhar mais detalhado sobre a Maçonaria no Continente Americano mostra que os números do Continente são impulsionados pelos EUA, onde está concentrado mais da metade das Lojas e mais de ¾ dos maçons de todo o Continente.
O Brasil vem em 2º lugar no ranking do Continente, com 26% das Lojas e 11% dos maçons. Essa diferença deve-se a uma maior média de membros por Loja nos EUA, 116 membros por Loja, enquanto que a média no Brasil é de 36. Essa também é a razão de Cuba, apesar de ter menos Lojas do que o México, possuir mais membros: sua concentração média é de 92 membros por Loja, ficando atrás apenas dos EUA.
BLOCOS MAÇÔNICOS
É comum a união de Grandes Lojas de uma mesma nação em blocos com fins de fortalecimento institucional, padronização de procedimentos, união fraternal e organização de relações exteriores. Isso ocorre em países cujas Grandes Lojas adotaram formato similar ao modelo norte-americano, com uma Grande Loja por Estado, Distrito ou Província (EUA, Canadá, México, Austrália), ou mesmo no caso de diferentes tipos de Grandes Lojas dividindo um mesmo território, mas que se unem em prol de um bem comum (Ex.: Alemanha).
Esses blocos podem receber diferentes tipos de nomes e adotar diferentes formatos, como Confederação, Grandes Lojas Unidas ou mesmo Conferência. Tais blocos maçônicos têm discursos em uníssono de seus integrantes e por isso é importante compreender suas dimensões, em contraste com Obediências Nacionais que trabalham de forma federativa, seguindo modelo similar ao inglês.
Nessa visão por quantidade de membros por bloco, o Brasil ocupa dois lugares entre os 05 maiores blocos nacionais, com a CMSB, a Confederação das Grandes Lojas Estaduais, em 3º lugar, e o GOB, uma Federação, em 5º lugar. Importante observar que, se os Grandes Orientes Independentes fossem considerados no List of Lodges, provavelmente a COMAB estaria em 7º lugar, acima de Cuba, dando três posições ao Brasil entre os 10 maiores blocos maçônicos nacionais do mundo.
Nas Grandes Lojas do Amazonas e do Ceará que, pelos números publicados, apresentam uma média superior a 100 membros por Loja, números esses que não seguem o padrão brasileiro, mas que podem corresponder a uma realidade local.
CONCLUSÃO
Os números levam à compreensão de que a Maçonaria Regular possui atualmente menos de 3 milhões de membros, apesar de algumas fontes ainda divulgarem números de 4 a 6 milhões, reais nas décadas de 60 e 70, mas distantes da realidade atual.
Este estudo também serviu para mostrar o destaque que a Maçonaria Brasileira tem no cenário maçônico mundial, apresentando-se como uma das grandes nações maçônicas do mundo.
FONTES BIBLIOGRÁFICAS
List of Lodges (2012). Ed. Pantagraph. Illinois, USA.
TRECHOS EXTRAÍDOS DO ARTIGO ABAIXO:
https://bibliot3ca.com/um-panorama-da-maconaria-no-mundo-2012/
Nenhum comentário:
Postar um comentário