O MILAGRE DA IMAGEM DA VIRGEM DO BOM SUCESSO
O dia 2 de fevereiro de 1611 foi o dia assinalado para a Consagração da Imagem de Nossa Senhora com Óleo Santo, que seria batizada com o nome de Maria do Bom Sucesso da Purificação ou Candelária. Neste mesmo dia chegou o precioso báculo, banhando em ouro e adornado com pedras preciosas, à cidade de Quito.
No dia 9 de janeiro, a marquesa Maria de Solanda levou o báculo ao monastério. A marquesa disse para madre Mariana: ... já que somente este pequeno obséquio me foi pedido, doarei também , nesse dia, o dinheiro necessário a cinco jovens que queiram abraçar o estado religioso neste bendito convento... em homenagem as cinco letras que compõem o nome Santíssimo de “Maria” ... Já que não mereço ser dita monja, darei monjas ao meu convento. Madre Mariana pediu que a marquesa fosse a madrinha da imagem, com estas palavras: "outro favor lhe pedimos, senhora, que vos digneis aceitar o cargo de ser madrinha da santa imagem, Maria Santíssima, Nossa Mãe, escolheu, e pede vossa aceitação. A marquesa aceitou feliz.
No dia seguinte, 10 de janeiro, o bispo foi ver a imagem e a encontrou-a quase concluída, restava apenas à última demão de pintura. O escultor disse que iria buscar tintas finas ao norte, e que estaria de regresso no dia 16 de janeiro, para concluir a obra.
Na oração comunitária do dia 15 de janeiro, o Senhor disse a Madre Mariana, que na madrugada do dia 16 de janeiro, ela presenciaria suas misericórdias em favor do convento e do povo. Estando em oração a meia-noite, madre Mariana viu que o coro e a igreja se iluminavam com luz sobrenatural. O sacrário abriu-se e ela viu a Santíssima Trindade na Hóstia. Viu como se efetuou a Encarnação do Verbo no ventre puríssimo da Sempre Virgem Maria. Conheceu o Amor das Três Divinas Pessoas pela Santa Virgem. Um gesto da Santíssima Trindade, os Arcanjos Miguel, Gabriel e Rafael se colocaram diante do Trono de Deus e lhes foi encarregado algo. Os arcanjos fizeram uma profunda reverência e dirigiram-se ao Trono da Santíssima Virgem. São Miguel lhe disse: "Maria Santíssima, filha de Deus Pai, São Gabriel continuou: Maria Santíssima, Mãe de Deus Filho" e São Rafael concluiu: Maria Santíssima, Esposa de Deus, Espírito Santo". Os Coros Angélicos uniram-se e cantaram todos: "Maria Santíssima, Templo e Sacrário da Santíssima Trindade".
Ao momento seguinte, a madre Mariana de Jesus Torres viu as Três Divinas Pessoas no Coro, iluminando com sua Luz a imagem sem terminar. Então apareceu São Francisco de Assis, com os estigmas visíveis, das quais brotavam raios de luz. São Francisco e os três Arcanjos aproximaram-se da imagem ainda inacabada e em um instante a refizeram. Foi uma transformação rapidíssima que a madre Mariana não pôde perceber como sucedeu.
Logo São Francisco retirou o cordão branco de sua cintura e ajustou a cintura da imagem de Nossa Senhora. São Francisco disse: "Senhora, entrego ao vosso maternal amor os meus filhos e as filhas das três ordens que fundei... Te entrego hoje e para sempre este meu monastério edificado sob meus cuidados"... e retirou-se. A imagem continuava completamente iluminada com a Luz Divina. Os arcanjos cantavam o hino em latim "Salve Sancta Parens" (Te saudamos Santa Madre). Então a Virgem Maria aproximou-se da imagem e entrou nela. Nesse momento a imagem ganhou vida e cantou harmoniosamente o "Magníficat". Eram três horas da matina.
Madre Mariana de Jesus Torres viu então a – sua tia – Madre Mariana de Jesus Taboada, muito contente, pois lhe fez muitas profecias sobre a bem aventurança das monjas do futuro que teriam perfeita observância da Regra e o tremendo Juízo de Deus para as que não tiverem. Eram três e meia da manhã, e a madre Maria de Taboada mandou despertar a comunidade para rezar o Ofício Divino. Madre Mariana de Jesus Torres saiu do êxtase então e contemplou a bela imagem terminada, cheia de luz. Saiu para chamar as suas Irmãs, e quando subiam até o Coro Alto, escutaram vozes angélicas cantando o "Salve Sancta Parens".
Ao adentrarem no Coro, observaram assombradas que o recinto estava iluminado e que o rosto da Imagem de Maria havia mudado totalmente e estava terminado. As monjas ficaram todas edificadas em seu amor e fervor ao Bom Deus e a Virgem Maria.
Na data prevista, Francisco Del Castillo (escultor da imagem) chegou ao convento, com as tintas trazidas de Pasto. Madre Mariana e as demais monjas fizeram-no entrar ao Coro Alto sem dizer nada. Ao chegar junto diante da imagem, exclamou: 'Esta primorosa imagem não é obra minha". O escultor ajoelhou-se aos seus pés, chorando ao compreender que havia ocorrido um milagre. Pediu papel e tinta para fazer seu testemunho por escrito, jurando não ser obra saída de suas mãos, nem a escultura, nem a pintura, pois era muito diferente da que ele deixou inacabada seis dias antes. O que mais o admirava, era a cor da pele da imagem. Logo foi até o bispo, para informa-lo do acontecido. O bispo e o escultor regressaram ao convento, e os dois dirigiram ao Coro Alto. O bispo constatou a mudança milagrosa e se comoveu muito, ajoelhando-se e chorando igual ao escultor, exclamou: "Maria , Mãe da Graça, Mãe da Misericórdia, que na vida e sobretudo na hora da morte, ampara-nos, Grande Senhora! E logo após, chamou a madre Mariana ao confessionário, pois pressentia que ela sabia o que havia acontecido.
Madre Mariana contou-lhe como havia ocorrido o milagre, e como Francisco Del Castillo havia deixado testemunho jurado por escrito do mesmo. Madre Mariana continuou: (o juramento escrito) se conservará como testemunho para perpetuar a memória do ocorrido, através dos séculos. Este documento, junto com outros tesouros, serão escondidos por minha sucessora em um armário, embutido em alguma parede do meu convento, por ocasião dos tumultos públicos de guerra, enquanto esta Colônia procura fazer-se uma república livre ... não terão luz para compreender que em meu convento ninguém poderá fazer dano ...
Fonte:
La Historia y Novena de Nuestra Señora del Buen Suceso - Págs: 49, 50, 51 e 52 - Pe. Manuel Sousa Pereira
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