O COMUNISMO É ANTICATÓLICO

A imagem pode conter: texto

OS PAPAS CONDENARAM SEGUIDAMENTE O COMUNISMO E O SOCIALISMO:

Pio IX na encíclica Quanta Cura (1864):

"Pois é assim que ensinando e professando o funestíssimo erro do comunismo e do socialismo, afirmam que a sociedade doméstica ou família toma toda a sua razão de existir unicamente do direito civil e que, por isso, somente da lei civil dimanam e dependem todos os direitos dos pais sobre os filhos, e antes de tudo o direito de prover sua instrução e educação" (Denzinger 1694).

Pio IX no Syllabus:

"Socialismo, comunismo, sociedades secretas, sociedades bíblicas, sociedades clérico-liberais: "Estas pestilenciais doutrinas foram muitas vezes condenadas e com as mais graves palavras na carta encíclica Qui Pluribus de 9 de dezembro de 1846; na Alocução Quibus quantisque, de 20 de Abril de 1849; na carta encíclica Nostis et Nobiscum, de 8 de Dezembro de 1849; na Alocução Singularem Quadam. de 9 de Dezembro de 1854; na carta encíclica Quanto Conficiamur Moerore, de 10 de Agosto de 1863. (Denzinger, 1718)

Leão XIII condenou o comunismo e o socialismo na encíclica Quod Apostolici Muneris onde se condena a doutrina marxista (socialista e comunista) da comunidade de bens, e se defende o direito de propriedade privada, e onde se chama o comunismo de "seita pestífera" (Cf. Denzinger, 1851).

Leão XIII ainda voltou a condenar as pragas do comunismo e do socialismo na encíclica Diuturnum Illud, em 1881: ( Cfr Denzinger 1857). Nessa mesma encíclica, Leão XIII ensinou que "... o comunismo, o socialismo, o niilismo, monstros horrendos que são a vergonha da sociedade e que ameaçam ser-lhe a morte" (Diuturnum Illud).

Na encíclica Humanum Genus, Leão XIII afirma que o comunismo visa como fim a a supressão da religião, das leis morais e à subversão universal (Cfr. Leão XIII, Humanum Genus, 20 de Abril de 1894 , Vozes, Petrópolis pp. 20-21).

Pio XI condenou o comunismo como "intrinsecamente mau" na encíclica Divini Redemptoris de 1938.

Pio XII fez lançar uma condenação do Santo Ofício, em 1949, sobre todos os que cooperassem de qualquer modo com o comunismo.

Pio XI na encíclica “Quadragesimo Anno” & Denzinger 2270:

"Declaramos o seguinte: o socialismo, quer se o considere como doutrina, quer como fato histórico, quer como "ação" se realmente continua a ser socialismo, mesmo depois de concessões à verdade e à justiça que dissemos, [ o socialismo] é incompatível com os dogmas da Igreja Católica, pois concebe a própria sociedade como alheia à verdade cristã" (...) "Católico e socialista são termos antitéticos. E se o socialismo, como todos os erros, tem em si algo de verdade ( o que certamente nunca foi negado pelos Sumos Pontífices), se apoia, entretanto, em uma doutrina sobre a sociedade humana -- doutrina que lhe é própria -- que discorda do verdadeiro cristianismo. Socialismo religioso, socialismo cristão, são termos contraditórios. Ninguém pode ser, ao mesmo tempo, bom católico e verdadeiro socialista".

A Igreja pune o comunismo com excomunhão automática.
Compartilhar:
←  Anterior Proxima  → Inicio

Nenhum comentário:

Postar um comentário